EMAGRECER É ATITUDE!

Criamos este Blog para você que já está cansada (o) de fazer regimes para EMAGRECER e procura algo diferente. Compartilhe esse espaço conosco, siga-nos, comente e decida pelo EMAGRECIMENTO COM ATITUDE.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Sopas instantâneas com excesso de sal. (atenção!)


Sopa pronta tem quantidade excessiva de sal, diz Idec

As sopas estão salgadas demais. Um prato de sopa industrializada pode ter até a metade da dose diária de sódio recomendada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Uma pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) com 42 sopas prontas, entre desidratadas, instantâneas e congeladas, de 18 marcas, mostra que quase 20% delas têm sal em excesso. Segundo a Anvisa, um adulto deve consumir até 2.400 mg de sódio por dia, o que equivale a seis gramas de sal. A Agência propõe, em consulta pública, que alimentos que contêm mais de 400 mg de sódio a cada 100 g ou 100 ml sejam consumidos com moderação.
Das sopas testadas, oito estão acima desse limite: as desidratadas creme de cebola Jurema, creme de tomate com ervas finas Pão de Açúcar, sopa de cebola Maggi, creme de cebola Kitano e canjão de galinha com arroz e legumes Hikari; e as instantâneas carne Jurema, Missoshiru Tradicional Sakura e Express clássica de legumes com macarrão Qualimax.
As três sopas com menores teores de sal são a instantânea de abóbora com queijo Taeq, a sopa pronta de cebola Taeq e a sopa pronta de mandioquinha Mambo.

O excesso de sódio no organismo pode levar à retenção de líquido, ao aumento da pressão arterial e ao agravamento da hipertensão. Para pessoas idosas, a ingestão deve ser mais controlada ainda, porque elas tendem a reter mais sódio e ficam mais sujeitas a desenvolver hipertensão.
Sinal vermelho
A pesquisadora do Idec que coordenou o estudo, Vera Barral Hiratani, sugere que as embalagens tragam símbolos nutricionais análogos às cores de semáforos de trânsito, para facilitar a leitura dos rótulos e indicar quais alimentos podem ser consumidos livremente e quais não.
Um símbolo verde indicaria produtos com baixos teores de sódio e também de calorias, gordura e açúcar; o amarelo estaria nos que têm níveis moderados, e vermelho serviria para alimentos com valores altos dessas substâncias.
Esse sistema é usado no Reino Unido por alguns fabricantes e supermercados que seguem as recomendações da Food Standards Agency, espécie de Anvisa local, que tem entre suas atribuições a regulamentação da rotulagem de alimentos. Se esse critério fosse seguido aqui, as sopas deveriam receber a cor amarela, para indicar que o consumo deve ser moderado.
Segundo a pesquisadora do Idec, os consumidores precisam aprender a ler os rótulos e também a exigir que os fabricantes facilitem essa leitura. "Algumas tabelas nutricionais ficam escondidas embaixo de costuras", diz Vera. Além do excesso de sal, a pesquisadora notou também que as sopas têm baixos valores de proteína, sendo pouco nutritivas, e contêm realçadores de sabor. "O marketing das sopas instantâneas, as "sopas de escritório", indicam um consumo intermediário, entre as refeições. Mas esse tipo de sopa chega a ter 37% do sódio recomendado por dia", afirma Vera. Saiba como foi realizada a pesquisa Os técnicos do Idec percorreram os supermercados da cidade de São Paulo entre abril e maio deste ano e selecionaram 42 sopas instantâneas de 18 marcas. Fizeram parte da amostragem os seguintes tipos de sopa instantânea: desidratada comum (preparada com água fria e cozimento por cinco minutos); desidratada instantânea (preparada com água quente, sem cozimento); pronta em sachê (basta aquecer) e pronta congelada (basta descongelar e aquecer). A análise da quantidade de sódio foi feita a partir dos rótulos de cada produto. Para as sopas desidratadas e prontas, foi considerada a porção de 250 ml, que equivale a um prato fundo. Já no caso das instantâneas, que são vendidas como opções de "lanche", a porção adotada foi de 200 ml, ou uma xícara de chá.
Fique atento.

5 comentários:

Janine Iupi disse...

Nossa M-E-N-I-N-A! Que perigo pra nossa saúde não é mesmo? Ainda hoje quase comprei umas sopas pra fazer, aí pensei..."melhor comprar os legumes e fazer"...ainda bem que não comprei! Muito obrigada pela informação!

Bjinhus

Rute Helena disse...

Jane obrigada pelo comentário, passe sempre por aqui.
bjs
Rute Helena

claudia disse...

nossa gente comprei 2 envelopes,não sabia q tinham sal assim.a falta de tempo me faz pensar em comprar e essas sopas.preciso mudar este habito.
bjinhos

Gentil disse...

Isso me lembra que há outros produtos com excesso de sódio (o alerta é da Anvisa): os refrigerantes chamados light e diet; embora eles sejam proclamados como contendo pouco açúcar, a maioria das pessoas não vê que o sal está em excesso. Eles tem mais sódio que os refrigerantes ditos normais.

jeronimo disse...



Como emagrecer em uma semana

Emagrecer rapido

Dietas para emagrecer

Dietas

Emagrecer com saude

Dietas de pontos

Calculo do IMC - Emagrecer

Aprenda a emagrecer

Simpatias para emgrecer

Receitas para emagrecer